sexta-feira, 4 de abril de 2008

Páscoa=Bacalhau, e daí?



Outro dia eu estava navegando na internet e vi uma manchete mais ou menos assim: “Aprenda a fazer robalo com não sei o quê para sair da mesmice do bacalhau na Páscoa”.
Achei simplesmente um absurdo. Já imaginou um Natal sem um pernil, leitoa ou chester na mesa? Festa do Divino sem afogado? Festa Junina sem vinho quente?
Qual o problema da mesmice? Se preparar comidas típicas em datas festivas é mesmice, eu adoro a mesmice!
“Ah, mas enjoa comer bacalhau toda Páscoa”. Como enjoa? A Páscoa acontece só uma vez por ano!
A tradição de comer bacalhau na Páscoa começou na Idade Média. A Igreja Católica mantinha um rigoroso calendário de dias em que os fiéis deveriam fazer jejum. Assim, nos dias determinados os portugueses não podiam comer carne vermelha, mas eram liberados para comer a comida simples, popular e barata da época: o bacalhau.
Atualmente, come-se bacalhau no domingo de Páscoa, mas muitas famílias ainda preparam o bacalhau na Sexta-feira Santa, dia reservado ao jejum.
O problema é que a Sexta-feira Santa é o dia mais triste para os católicos (dia em que Jesus morreu) e esse é o motivo do jejum. Antigamente os portugueses comiam bacalhau nos dias sagrados porque era uma comida simples. Se pudessem, comeriam carne vermelha.
Hoje, bacalhau é um prato caro, considerado uma iguaria e consumido poucas vezes no ano. Assim, um prato tão especial e gostoso não deveria ser preparado no dia mais triste do ano no lugar da carne vermelha, essa sim corriqueira nos dias de hoje.
Então vamos lá, após ler este artigo, pegue o bacalhau que você já comprou e comece a prepara-lo para domingo.
Corte o bacalhau no tamanho dos pedaços que irá servir. Você terá pedaços do lombo e da barriga. O lombo, que é a parte mais grossa, deve ficar de molho por mais tempo que a barriga. Remova os espinhos aparentes, reserve a barriga e lave bem o lombo.
Coloque os pedaços de lombo numa bacia com bastante água e leve à geladeira. Muita gente dessalga o bacalhau em temperatura ambiente. Isso é um grande risco já que o bacalhau vai hidratar e voltar a ser “fresco”. E peixe fresco fora da geladeira não é nada bom.
Troque a água umas quatro vezes ao dia. No sábado, dessalgue os pedaços de barriga (separados do lombo) da mesma maneira. Troque a água das duas bacias por mais quatro vezes.
Na noite de sábado, verifique com um garfo se o bacalhau está macio. Se estiver, corte um pedaço do lombo ao meio e retire uma fatia para experimentar.
Frite rapidamente a fatia no azeite e experimente. Se o sal estiver no ponto certo, escorra a água do bacalhau e reserve na geladeira até o domingo. Se ainda estiver salgado, deixe de molho de sábado para domingo.
Mesmo com esses conselhos, não existe um tempo exato para dessalgar o bacalhau. Um produtor pode salgar mais o seu produto que outro, os peixes não são todos iguais e o gosto pessoal influi muito no final.
O seu bacalhau estará praticamente pronto para ser preparado.
No dia, coloque os pedaços de bacalhau numa panela e cubra com leite. Não vá por leite desnatado! Quando ferver, desligue e escorra.
Minha sogra descobriu um negócio interessante. Ferva o bacalhau com a pele, pois a região entre a pele e a carne é rica em colágeno. Assim, o bacalhau ficará muito mais saboroso. Se preferir, remova a pele depois de ferver, mas eu gosto da pele.
Pronto, agora é só preparar o bacalhau conforme sua preferência. Lembre-se que peixe não precisa ficar muito tempo no fogo. Quando perceber que o interior está quente, pode servir que está pronto.
Toda família tem a sua receita de bacalhau. Por isso, a receita de hoje pode ser preparada com as sobras do bacalhau cozido ou assado. Além disso, só para variar a receita é italiana e não portuguesa.

Zuppa di baccalà
500g de bacalhau em lascas
2 talos de salsão
1 cenoura
1 cebola
3 dentes de alho
1 limão
1 maço de salsa
1 pimenta dedo de moça
azeite extra virgem
2 latas de tomate pelado
500mL de caldo de galinha
sal e pimenta

Corte a cebola, o talo do salsão e a cenoura em pedaços de 1cm de lado aproximadamente. Pique os talos da salsinha e a pimenta, descartando as sementes. Aqueça um fio de azeite e refogue os vegetais junto com a pimenta e os talos da salsinha.
Refogue em fogo fraco até que os vegetais fiquem macios, mas sem corar.
Acrescente as latas de tomate pelado e cozinhe por mais 5 minutos.
Adicione o caldo de galinha, espere ferver e junte as lascas do bacalhau. Cozinhe por mais 5 minutos, adicione a salsa picada, pimenta do reino e o suco do limão. Salpique com as folhas verde-claras do salsão e sirva com pão e azeite de oliva extra virgem.
Ah, um pouco de amêndoas torradas por cima é delicioso.

Nenhum comentário: