sexta-feira, 4 de abril de 2008

Azeite



Esta semana eu estava conversando com um amigo sobre qual seria a melhor refeição das nossas vidas. Ele me disse que uma das melhores foi aconteceu num dia em que ele estava na Itália, morrendo de fome. Era o tipo da viagem em que o dinheiro é meio curto e uma refeição tem que valer por duas.
Chegando no restaurante, ele e a esposa fizeram o pedido e, enquanto esperavam, receberam como antepasto vários pãezinhos sortidos, pimenta do reino e uma garrafa de azeite. Foi essa uma das suas melhores refeições: pão com azeite. Esbaldaram-se tanto com os pães com azeite que não agüentaram comer o prato principal.
É claro que a fome influencia, e muito, quando pensamos nas melhores refeições das nossas vidas, mas a simplicidade de um pão fresco e um azeite de ótima qualidade pode ser imbatível.
Lembrei que a melhor bruscheta que comi na vida foi também na Itália e, das opções do cardápio era a mais modesta (e a mais barata!): uma fatia de pão italiano grelhado esfregado com alho e coberto de azeite. Muito simples certo?
Mas a quantidade de azeite fazia a diferença. Era deliciosamente coberta com muito azeite extra virgem e só. Enquanto comia, pensei que poderia facilmente preparar uma bruscheta dessa, mas nunca derramaria muito azeite antes de experimentar uma com tanto.
O azeite é um alimento que vem da Era Terciária, feito a partir do sumo da azeitona. São necessárias cerca de 4mil azeitonas para conseguir 500mL de azeite.
Existem várias classificações de azeite: extra virgem, virgem, refinado e o comum, que é impróprio para o consumo.
Para saladas e molhos frios, prefira os extra virgem e virgem. O sabor e o aroma do azeite é muito mais intenso no seu estado cru. Já se for fazer uma fritura, prefira o refinado, que é mais barato que os outros. Seria um desperdício fritar com azeite extra virgem. Além disso, o azeite cru possui uma grande quantidade de gordura monoinsaturada, que não se transforma no colesterol “ruim”. Já se for usado para frituras a gordura satura e as boas propriedades do azeite vão por água abaixo.
Por isso, use e abuse do azeite cru para incrementar pratos e dar um toque pessoal à comida.
Uma dica muito boa é aromatizar o azeite, por exemplo, com ervas frescas. Pique bem as ervas, seque em papel toalha e adicione ao azeite. Esquente levemente o azeite até ficar morno, quase quente e espere esfriar. Coe e você terá um azeite com sabor de ervas e uma coloração linda. Use este azeite para temperar saladas ou pratos com frango.
Não dá pra escrever sobre azeite sem mencionar Portugal. Ele foi um dos primeiros produtos a ser exportado por aquele país. As comidas típicas portuguesas sempre levam uma boa quantidade de azeite e, quando misturado com alho, como em algumas receitas com bacalhau, fica magnífico. Lembre-se de que o azeite cru tem mais sabor do que o cozido. Assim, quando for preparar o bacalhau da Páscoa, reserve uma boa quantidade de azeite para regar o bacalhau quando ele já estiver pronto.
Um bom pedaço de bacalhau com azeite e um pedaço de pão poderia ser meu almoço de todos os dias!
Mais uma coisa legal de preparar com azeite: cebola confit. Descasque cebolas pérolas, coloque-as em uma panela e cubra com azeite. Asse no forno fraco com a porta semi aberta por uns 40 minutos, ou até as cebolas amaciarem. Fica ótimo como acompanhamento de carnes e o azeite pode ser coado e utilizado normalmente como tempero, só que aromatizado com cebolas.
A receita de hoje é uma versão mais complicada da bruscheta simples com azeite que comi na Itália. Fica ótima como entrada ou como um lanche da tarde.
Como adoro este antepasto italiano, vivo inventando novas coberturas. Assim, se você inventar uma interessante, mande-me por email que eu vou ser o primeiro a experimentar!

Bruscheta de figo, espinafre e presunto cru

Ingredientes
2 fatias de pão italiano
2 fatias de presunto cru
1 dente de alho
½ maço de espinafre
1 figo maduro

Limpe e escalde o espinafre. Mergulhe-o em água fervendo por uns 10 segundos, retire e mergulhe em água gelada. Quando esfriar, seque o espinafre e reserve.
Corte o pão italiano na espessura de 1 dedo. Grelhe as fatias de pão numa frigideira sulcada ou diretamente na grelha do forno pré-aquecido na temperatura mais alta. Não deixe o pão virar torrada, apenas doure a superfície mas mantenha o interior macio.
Esfregue o dente de alho levemente nas fatias de pão, coloque uma porção do espinafre, uma fatia bem fina de presunto cru e uma fatia do figo sem casca.
Tempere com um pouco de sal, pimenta do reino e regue com bastante azeite extra virgem.


Nenhum comentário: