sexta-feira, 4 de abril de 2008

Perigo! Inflamável!



O feijão carioquinha continua caro. Infelizmente uma série de fatores acabou contribuindo para uma das maiores altas do feijão dos últimos tempos. Assim, agora é tempo de conhecer as outras inúmeras espécies de feijão que existem no Brasil.
Primeiro, a pergunta que todos já se fizeram um dia: por quê o feijão carioquinha é consumido em São Paulo, enquanto que no Rio de Janeiro o feijão mais consumido é o preto?
O feijão carioquinha foi desenvolvido a partir de cruzamentos e mutações entre outros tipos de feijão (mulatinho, jalo e o marrom). O resultado foi um feijão com listras parecidas com as do calçadão de Copacabana. Por isso ele é chamado de carioquinha. Interessante, não?
O carioquinha corresponde a mais de 70% da produção brasileira, e apenas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro o feijão preto é o predominante.
O sabor do feijão preto é muito parecido com o do carioquinha. Todos nós conhecemos por causa da feijoada, mas dificilmente utilizamos o preto para o nosso simples arroz com feijão. Sejamos mente aberta! O preço do feijão preto está quase metade do carioquinha!
Nos supermercados a variedade não é muito grande. Além do feijão carioquinha e do preto, o branco volta e meia aparece nas gôndolas. O sabor dos feijões brancos é mais suave e, por isso, muitas pessoas só servem este tipo de feijão com alguma outra coisa, como lingüiças, paio e buxo de boi. Nada mais delicioso. Porém, para consumir o feijão branco como acompanhamento, basta temperá-lo mais com cebola ou alho, lembrando que os seus grãos maiores pedem maior tempo de cozimento. Experimente preparar um purê de feijão branco. Sirva com um fio de azeite e salada.
Nas feiras e no Mercadão encontramos vários tipos de feijão: jalo, fradinho, de corda, rajado, bolinha. Uns com cascas mais grossas, outros mais macios, mas sempre bem vindos quando cozidos e temperados.
O feijão de soja já é um grande conhecido dos naturebas. Eles adoram preparar saladas de feijão de soja. Existe, porém, um problema em comer o feijão em saladas: gases.
O feijão já é um alimento indigesto porque possui grandes quantidades de carboidratos que as enzimas digestivas dos seres humanos não conseguem converter em açúcares que podem ser absorvidos. Esses carboidratos passam pelo intestino delgado e chagam ao grosso, onde as bactérias fazem o serviço delas e o resultado são os gases.
Para contornar a situação, muitas vezes embaraçadora, a solução é ferver o feijão, lavar os grãos com água corrente e cozinhar o feijão com água limpa. O problema é que grande parte dos nutrientes do feijão vão embora pelo ralo. Uma outra solução é cozinhar bastante o feijão. Não é o ideal, mas serve.
Mas por quê a salada de feijão é mais potente, considerando o nível de, digamos, periculosidade?
Porque as saladas de feijão normalmente utilizam grãos firmes de feijão, ao contrário do feijão em caldo, que é comido quase desmanchando. Assim, o feijão que não foi bem cozido possui bem mais carboidratos que não serão bem digeridos.
Entre comer ou não feijão, a escolha é somente sua, mas lembre que as pessoas ao seu redor vão sofrer as conseqüências!
No meu restaurante, o Coronel, servimos tacos mexicanos nos finais de semana. Um dos acompanhamentos da tortilla crocante são os frijoles refritos, que são feijões pretos cozidos e bem temperados. Além de acompanhar tacos, os frijoles refritos servem de acompanhamento para carnes ou até mesmo o nosso arroz brasileiro. Para ficar mais fácil da pessoa se servir, faço purê dos frijoles refritos no Coronel, mas se preferir utilize-os inteiros ou com os grãos em pedaços grandes.

Frijoles Refritos

250g de feijão preto bem cozido
1 cebola
2 dentes de alho
100g de gordura de bacon
sal
pimenta vermelha (opcional)

Cozinhe bem os feijões pretos, até quase desmancharem. Pique a cebola e o alho bem fino e frite na gordura do bacon ou banha de porco.
Quando a cebola ficar transparente, adicione os feijões inteiros ou em purê e mecha bem. Se ficar muito seco, adicione o caldo do cozimento aos poucos.
Tempere com sal e, se preferir, pimenta vermelha em pó.
Se for servir acompanhado de alguma carne, como um picadinho, salpique com cebolinha e sirva com uma colher de iogurte natural.

Nenhum comentário: