segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Comida de madrugada


Ontem minha esposa e eu estávamos resolvendo o que iríamos comer no jantar.

Nós dois chegamos à conclusão que um bom mexido seria o prato da noite.

Só havia um problema: não tínhamos nenhuma sobra de comida pra preparar um!

Assim, cozinhei feijão novo, ela fez arroz e refogou umas carnes.

Pode parecer loucura, mas gostamos tanto de mexido que preparamos um com comida novinha! Com tudo pronto, mexemos na panela com farinha de mandioca e ovo.

Aprendi a comer mexido com meu pai, que aprendeu com o nosso vizinho, que aprendeu no sul de Minas Gerais, em sua cidade natal.

Eu comia muito mexido nas férias. Ficava acordado até de madrugada e quando a fome batia era no mexido que eu ia.

Virou então uma das comidas da madrugada, um tema muito interessante e curioso porque nessa hora não há espaço para muito trabalho e mesmo assim preparamos comidas substanciosas e muito saborosas.

A fome da madrugada é uma fome diferente da que sentimos durante o dia. Ela vem de uma vez e precisa ser dominada rapidamente, antes que ela te consuma!

Além do mexido uma boa pedida da madrugada são as omeletes e ovos mexidos.

Vale também pegar tudo o que tem na geladeira, ou se não tiver muita coisa, abrir uma lata de sardinha ou atum e bater tudo com os ovos.

A melhor omelete pra mim tem que ter muito queijo, cebola frita e lingüiça. Eu frito a lingüiça, depois a cebola e junto os ovos com queijo.

Passo manteiga num pão de forma, tosto e aí é só festa. Fico assistindo comerciais do 1406 e como até a fome sossegar.

Um amigo meu prepara um famosos macarrão da madrugada. É uma boa porque em qualquer cozinha sempre há um pacote de macarrão. É um suprimento essencial como o arroz e o feijão.

Molho de tomate ou até mesmo uns dois tomates também são ingredientes que todo mundo tem. O macarrão do meu amigo é um macarrão com molho de tomate, sardinha ou atum e uma colherada de maionese, pra deixar mais cremoso.

Ah, e ele cozinha o macarrão pra ficar bem mole. A teoria dele é que quanto mais molinho melhor a digestão.

Já provei algumas vezes e confesso que gostei. A maionese no molho é como o Corinthians: ou você adora ou você odeia.

Meu irmão mais velho não gosta nem de ficar sentado junto com alguém que come macarrão com molho de tomate e maionese. O que mais o perturba é o barulhinho que faz: nhec nhec nhec!

Há também o clássico sanduíche, talvez a primeira comida da madrugada, criada por um jogador de cartas que estava com fome e não queria largar o jogo. Pediu então que colocassem um pedaço de carne entre duas fatias de pão para que ele não sujasse as mãos.

Funciona do mesmo jeito, o sanduíche deve ser preparado com as sobras da geladeira, sempre com bastante recheio e coberto com queijo e sempre deve ser quente, mas aí vai o meu preferido:

Receita de hoje

Sanduíche ignorante da madruga

Ingredientes

3 fatias de pão de forma

1 lata de ervilha

½ cebola fatiada

Suco de meio limão

1 lata de atum

3 colheres de maionese

2 colheres de ketchup

2 colheres de mostarda escura

Misture a ervilha com a cebola, o suco do limão e o atum.

Misture a maionese com o ketchup e a mostarda escura.

Passe a mistura em uma fatia, adicione uma parte do recheio, depois cubra com outra fatia, coloque o restante do recheio, feche o sanduíche e cubra com o resto do molho.

Assim ele ficará como um bolo coberto. Coma com garfo e faca, talvez com um pouco de batata palha ao lado.