sexta-feira, 4 de abril de 2008

Pizza ou torta de queijo?



Adoro pizza. Na verdade, não conheço ninguém que não goste de pizza.
Minha família costuma fazer festas com pizzas, que assamos no forno a lenha do meu sogro. Preparo a massa com antecedência, e na hora de assar as pizzas deixamos vários ingredientes espalhados pelo balcão. Assim, fazemos pizzas de vários sabores, dos diferentes aos tradicionais. As preferências variam, um gosta de pizza com aliche, outra com presunto, a maioria com cogumelos, mas o consenso geral é não colocar cobertura demais nas pizzas.
Isso é um erro que todas as pizzarias cometem. O curioso é que eu tenho certeza que nenhuma das pizzarias tem culpa. A culpa é dos clientes, que preferem muita cobertura e, como diz um amigo meu que é dono de pizzaria, brasileiro quer sempre levar vantagem, tem que ganhar em tudo. Se a pizza tiver pouca cobertura porque fica mais gostosa, o cliente acha que está sendo enganado.
Mesmo assim, quando peço pizza, por exemplo de mussarela, falo pra colocar menos queijo e mais molho de tomate e ainda assim o pizzaiolo lota a minha pizza de mussarela. Na última vez que pedi, a única diferença foi um pouco de molho por cima da mussarela. Será que é difícil entender o que eu quero? Eu não quero uma torta de queijo, eu quero uma pizza!
A pizza ideal deve ser equilibrada, ou seja, massa e cobertura devem se combinar. Uma pizza com muita cobertura esconde o sabor e a textura da massa, que tradicionalmente deve ser redonda, com diâmetro máximo de 35cm e grossura de 3mm no meio e de 2cm na borda. Sua textura deve ser macia e elástica e crocante na parte de baixo. Assar em forno a lenha é importante, já que o sabor defumado faz muita diferença.
As pizzas italianas tem muito menos cobertura que a brasileira. O molho de tomate é mais saboroso e o queijo é adicionado de maneira disforme. Depois de derretido, pequenas ilhas de queijo derretido se formam entre o mar de molho de tomate. Assim como na foto que ilustra este artigo.
Por fim, esqueça as coberturas estranhas como milho, ervilha e batata palha. Outro dia me ofereceram uma pizza que tinha carne moída. Um negócio desse mata um italiano do coração!
Prefira ingredientes que os italianos costumam utilizar em suas cozinhas como queijos, cogumelos, alcachofras, brócolis, carnes curadas, aliche, frutos do mar, ovos, alho, enfim, pense como um italiano e sua pizza será um sucesso!

Receita do Dia

Pizza Marguerita (a verdadeira)
Já que não adianta pedir nas pizzarias, faça uma pizza italiana em sua casa.
Se não quiser preparar a própria massa, peça na pizzaria de sua preferência umas massas de pizzas assadas. Quando estou sem tempo eu faço isso, ligo para a pizzaria e peço para eles mandarem uma massa assada, mas sem recheio.

Ingredientes
1 massa de pizza
2 latas de tomate pelado
½ cebola
salsinha
orégano
azeite extra virgem
250g de mussarela ralada ou picada
folhas de manjericão

Enquanto você espera a massa chegar, faça um molho de tomate rápido mas saboroso. Frite a cebola picada finamente em um pouco de azeite até murchar. Abra as latas de tomate e separe o líquido dos tomates. Adicione o líquido à cebola e cozinhe até ficar espesso. Adicione os tomates, uma pitada de orégano seco e cozinhe rapidamente enquanto despedaça os tomates com a colher de pau. Desligue o fogo, junte um punhado de salsinha picada e tempere com sal e pimenta do reino.
Quando a massa chegar, esquente o forno em temperatura média para alta e comece a montar a pizza. Pegue a parte de cima da caixa da pizza e achate para formar um disco de papelão. Coloque a massa por cima do disco.
Espalhe azeite com uma colher no fundo da massa. Isso vai evitar que a massa encharque com o molho de tomate. Adicione o molho de tomate e espalhe com a colher. Não seja avarento com o molho de tomate! Faça pequenas ilhas com a mussarela e espalhe um pouco de azeite pelas bordas da massa que, pelo amor de Deus, espero que não estejam recheadas com cheddar!
Com a ajuda do disco de papelão, escorregue a massa diretamente na grelha do meio do seu forno. Isso vai fazer com que a pizza fique crocante.
Fique de olho, assim que o queijo derreter, retire a pizza do forno com a ajuda do disco de papelão, salpique com folhas frescas de manjericão e coma como um italiano: com a mão e com a fatia dobrada ao meio!
Obs: se preferir um sabor mais defumado na sua pizza, troque 50g da mussarela por 50g de provolone de boa qualidade. Sabe por que? Porque provolone é mussarela defumada!

Nenhum comentário: