quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Qual é o seu café da manhã?


Qual é o seu café da manhã? Do que é composto um bom café da manhã?
Essas perguntas me vieram à cabeça depois que minha esposa voltou de viagem. Ela foi visitar a irmã nos Estados Unidos e voltou horrorizada com o que todos comiam no café da manhã. Na verdade ela ficou horrorizada com tudo o que eles comiam. E também com o número de vezes!
No interior de Minas Gerais muitas vezes o café da manhã é composto por tapioca recheada com manteiga e queijo (mineiro é claro) e café com leite. Aliás, qualquer combinação com queijo está no café da manhã dos mineiros. Lembro quando eu era criança e fui passar as férias num hotel fazenda em Minas. Quando entrei no restaurante do café da manhã, percebi que todas as mesas estavam montadas com copos, talheres e um pedaço de queijo branco com goiabada nos pratos. Fiquei impressionado com o colorido diferente que o Romeu e Julieta dava à mesa com toalhas e guardanapos imaculadamente brancos.
No sertão nordestino, tapioca com manteiga e coco acompanhada de café com leite esquentado no fogão de lenha é tão normal quanto o nosso café com pão aqui do nosso estado.
Quando estudava em São Paulo era muito legal tomar café da manhã na padaria. A gente acaba sendo conhecido dos atendentes e nem precisa fazer o pedido. Além disso, era muito divertido ver o que os outros comiam. Um garoto magrinho sempre comia uma coxinha e tomava uma Fanta. Como podia ser tão magrinho com esse café da manhã era um mistério. Uma turma que trabalhava pelas redondezas pedia café preto e pão com manteiga “na canoinha”, que significava pão com manteiga sem miolo na chapa. O meu era pão com manteiga chapado (na chapa) com uma fatia de queijo e um café preto.
Aqui no Brasil o café da manhã não é uma refeição completa. E não acho que deveria ser. Não concordo com esse negócio de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Como nosso almoço é tradicionalmente farto e completo, diferente de vários lugares no mundo onde o almoço é composto de um lanche leve, não dá pra comer muito no café da manhã.
Lá nos Estados Unidos o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia. É por isso que eles comem bacon, ovos e lingüiça e mais algumas frituras quando acordam...
Eu sempre gostei de café da manhã, principalmente de hotel. E quando viajo gosto de tomar café no lugar onde os moradores da cidade tomam. Um dia meus irmãos, minha esposa e eu estávamos hospedados num albergue em Varsóvia, na Polônia. Com eles não serviam café da manhã, fomos procurar um lugar para comer e achamos um restaurante cuja especialidade era café da manhã. Era um lugar bem bonito, elegante e aparentemente caro. Mas como nosso dinheiro é valorizado em relação ao dinheiro polonês, mesmo que gastássemos bastante, ainda sim não gastaríamos muito. Entramos no restaurante e fizemos nossos pedidos. A comida era fantástica, com receitas tradicionais polonesas bem requintadas. Entre os pratos que comi, lembro do pote de müsli com leite e da omelete com salmão defumado e dill. Devia ser muito estranho pra quem passava pelo restaurante e via lá dentro a clientela. Algumas mesas com homens de negócio vestindo terno e lendo jornal, umas duas ou três mesas com mulheres perfeitamente vestidas e maquiadas e cinco jovens mochileiros de gorro e comendo a refeição mais completa do cardápio. Quando veio a conta, percebemos que o restaurante era caro para TODOS, até para quem pagaria em Euro. Valeu pela experiência e pelas risadas posteriores, mas o prejuízo daquela manhã foi grande. Tivemos que economizar no almoço e no jantar.
Foi por causa da Müsli que eu lembrei dessa história. Em alguns países da Europa como Polônia, Alemanha e Suíça, um pote de Müsli com leite gelado faz as vezes do café da manhã. Bons restaurantes sempre têm suas próprias receitas, por isso um pote de müsli é sempre diferente do outro. Eu aprendi a receita na escola de gastronomia que freqüentei na Suíça. É delicioso, leve e saudável.

Receita do Dia

Müsli
Ingredientes:
1 copo grande de leite integral
1 xícara de iogurte natural
3 colheres de mel
4 colheres de aveia
3 colheres de passas brancas picadas
3 castanhas do Pará picadas
2 colheres de sementes de girassol torradas
4 fatias de maçã desidratada picada
5 morangos picados
5 uvas picadas (se achar, use bluberries)

O segredo dessa receita é dissolver o leite com o mel, depois juntar a aveia, as passas e a maçã e deixar descansar na geladeira por 20 minutos. Depois, junte o iogurte e todos os outros ingredientes e sirva imediatamente. Deve ficar com a consistência de um mingau.
Obs: se preferir, substitua o iogurte natural por iogurte de morango.

Nenhum comentário: