quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mais calor no seu verão


Fazia muito tempo que a temperatura não subia como subiu na semana passada. Estava tão quente que eu nem pensava em comida, só em sucos e frutas geladas. Brincadeira! Lógico que pensei em comida, mas nas comidas especiais para enfrentar o calor, e você vai ficar impressionado com o ingrediente chave do verão: a pimenta.
Assim como é confortante comer um prato ensopado e fumegante nos dias frios, comidas frias são ideais para o verão.
Alimentos frios como saladas de folhas ou a base de massa ou sopas e carnes frias nos dão a impressão de refrescância por serem servidos frios. Outra característica importante nas comidas de verão é a leveza. A feijoada, por exemplo, não combina com o calor porque é uma comida de digestão demorada, causando sonolência e cansaço. Já pratos de fácil digestão, como uma salada de farfale e vegetais não fazem o nosso corpo trabalhar tanto, nos dando mais disposição para enfrentar o calor.
Melhor ainda é adicionar pimenta aos pratos. Pode parecer estranho, mas a pimenta é um ingrediente muito refrescante. Isso não parece tão absurdo se lembrarmos que as comidas do nordeste brasileiro são as mais apimentadas do país. E naquele lugar 30º graus é sinal de frente fria. México, Índia, Tailândia, Malásia são todos países que ficam entre os trópicos e são grandes consumidores de pimenta no mundo. A explicação?
Um composto chamado capsaicinóide, responsável pela ardência das pimentas, estimulam em nossas bocas os mesmos terminais nervosos estimulados pelo calor. Com essa falsa sensação de calor nós começamos a suar. O suor tem o objetivo de refrescar o corpo quando necessário. Assim, comer pimenta refresca o corpo.
Se você ainda não se convenceu em apimentar a sua refeição, as pimentas ainda são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e E, possui propriedades analgésicas e acelera o metabolismo.
É verdade que, mesmo com todas essas vantagens, ela continua sendo ardida! E tem muita gente que não gosta do ardor das pimentas. Minha cunhada Luiza consegue perceber 1g de pimenta em 1Kg de comida. Já eu adoro pimentas e preciso de uma grande quantidade para perceber o efeito, mas vez ou outra exagero e preciso ingerir outra coisa para aliviar a ardência.
A primeira coisa que a gente faz quando come muita pimenta é beber água. O pior é que não adianta quase nada. Os óleos da capsaicina não são muito solúveis em água.
Se você quiser substituir um ardor por outro, beba aguardente. Como os óleos ardidos são solúveis em álcool, uma boa dose de cachaça pode aliviar o ardor. Como eu não bebo álcool, leite poderia ser uma solução. As proteínas do leite atraem os óleos ardentes e os levam embora. Mas eu tenho intolerância à lactose! Fico então com a solução intermediaria, comer pão. Não é muito eficiente, mas o pão absorve um pouco do óleo e alivia um pouco.
A receita de hoje eu costumo fazer em dias quentes na praia. Grelhe uma carne para acompanhar e a refeição estará completa.

Salada Thai

1 cabeça de gengibre fresco
150g de amendoim
9 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 pacote de broto de feijão
2 cenouras
1 xícara de shoyu
1 pacote de gergelim
3 pimentas dedo de moça
1 salsão
Manga verde
1 cebola pequena
½ maço de cebolinha
2 limões

Para preparar o molho, fatie enviesado a pimenta dedo de moça e a cebolinha. Descasque o gengibre e corte em tiras bem fininhas. Junte a pimenta, metade do gengibre fatiado, 3 colheres de açúcar mascavo, o suco de limão e sua casca ralada, o gergelim, o shoyu, a cebolinha. Deixe o molho descansando por, no mínimo, uma hora.
Quebre o amendoim em pedaços irregulares. Derreta a manteiga numa frigideira anti-aderente e adicione o açúcar mascavo restante. Mexa para dissolver o açúcar e adicione o amendoim. A mistura deve virar uma pasta. Despeje a mistura num prato de vidro untado e deixe esfriar.
Descasque a cenoura e a manga verde e fatie em tiras bem fininhas. Corte enviesado o salsão. Corte a cebola no sentido de suas camadas em tiras finas, lave o broto de feijão e escorra.
Quando o amendoim esfriar, quebre o bloco em pequenos pedaços.
Num recipiente grande o suficiente para incorporar tudo, junte todos os ingredientes, o molho e mexa bem. Leve para gelar por 30 minutos, mexa de novo e coloque a salada numa travessa para servir. Salpique com gergelim e o crocante de amendoim.

Nenhum comentário: