quarta-feira, 21 de novembro de 2007

SORVETE, SORBET e GRANITA



De acordo com as estatísticas, o brasileiro não é muito chegado a um sorvete não.
Os Estados Unidos é o maior consumidor de sorvetes do mundo, mesmo com um inverno frio aquele povo não larga um picolé.
Nos países nórdicos, onde a temperatura do verão é praticamente a do nosso inverno, o consumo de sorvete por pessoa é de 26 litros, enquanto que no Brasil é de apenas um litrinho por pessoa.
Essas estatísticas são meio furadas porque levam em conta apenas o consumo de sorvetes industrializados, e não os feitos em casa. Aqui no Brasil não é todo mundo que pode comprar sorvete, o preço não é doce e gelado, é bem salgado. Por isso muita gente faz sorvete em casa, na verdade geladinho, aquele picolé de saquinho. Talvez, se o geladinho e o mercado informal entrasse nas estatísticas o Brasil ganharia algumas posições no ranking dos maiores consumidores de sorvete.
Mesmo assim nunca chegaríamos a 26 litros de sorvete por pessoa, como nos países nórdicos. Isso equivale a mais de uma bola de sorvete por dia! Como um lugar em que a temperatura média anual fica entre 5º C e 6º C pode consumir tanto sorvete?
Vou tentar responder sem ser muito chato. Em temperaturas frias o corpo precisa de mais gordura, e o sorvete é uma ótima fonte de gordura. Além disso, todas as casas e estabelecimentos comerciais têm sistema de calefação. Enquanto que no Brasil nós ficamos encapotados dentro de casa no inverno porque não temos sistema de aquecimento na casa toda, lá ninguém passa frio dentro de casa. Assim dá pra encarar um sorvetinho né.
Antigamente o sorvete era simplesmente uma mistura de gelo de neve, suco de frutas e mel. Complicado era conservar o gelo de neve. No Brasil, o sorvete chegou em 1834. O gelo chegava de navio e era coberto com serragem e enterrado em valas fundas. Inacreditavelmente a vala conservava o gelo por até seis meses.
Hoje as variedades de sorvete não inúmeras e das mais inusitadas. Já vi até sorvete com azeite e sal marinho. Nos restaurantes, além dos sorvetes tradicionais os chefs adoram criar sorbets e granitas,
Sorbets e granitas são insuperáveis, minhas sobremesas geladas preferidas.
Sorbet é praticamente um sorvete feito de água em vez de leite ou creme de leite. Ele é mais refrescante, não é gorduroso e também mais fácil de fazer em casa.
O sorbet é servido como sobremesa ou como refresher entre um prato e outro, para limpar o paladar. Lembro de uma vez que estava trabalhando como garçom em Weggis, na Suíça, num jantar de oito pratos. Entre um prato e outro servimos numa taça uma bola de sorbet de limão siciliano com uma pequena dose de vodca. Era um refresher muito bonito e de alta categoria, só que um senhor de uns 80 anos achou que o líquido que estava no fundo da taça era o sorbet derretido e tomou tudo num gole. Quando engoliu percebeu que era vodca e ficou muito nervoso. Praguejou tanto que achei que ele teria um troço! Quem mandou não ler o cardápio?
Enquanto eu escrevo este artigo estou fazendo uma granita de café e mel, que vou salpicar com amêndoas torradas. A característica da granita é a textura cristalizada, obtida com os cintilantes cristais de gelo formados com o congelamento.

Granita la Luna
200g de açúcar
450mL de água
4 colheres de café instantâneo dissolvidos em 450mL de água
cascas de laranja
chantilly
mel
amêndoas torradas

Leve ao fogo a água, o açúcar e as cascas de laranja para fazer uma calda. Coe e deixe esfriar.
Junte a calda e o café dissolvido na água num recipiente de vidro ou inox e leve para gelar. De meia em meia hora mexa a granita com um garfo, quebrando os cristais de gelo formados na superfície e nas bordas do recipiente. Faça isso até obter a textura de grãos de areia grossa. Coloque duas colheres da granita numa taça, cubra com uma colher de mel, as amêndoas torradas e um pouco de chantilly.

3 comentários:

Anônimo disse...

gostosa essa reportagem hein?!
ashauhsuahs

Anônimo disse...

gostosa essa reportagem hein?!
ashauhsuahs

Anônimo disse...

ESTAS REPORTAGENS DEVERIAM SER ACOMPANHADAS DE FOTOS